Please reload

Posts Recentes

Epilepsia atinge cerca de 3 milhões de brasileiros - Reportagem Jornal da Band

December 6, 2016

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Sim, somos fortes! As pessoas com epilepsia têm voz!

As vezes desacreditamos da nossa própria força e são resultados como esse que nos mostram, que é muito melhor ter atitude do que esperar pela dos outros. Dessa forma além dos benefícios chegarem com mais rapidez, eles também trazem uma satisfação muito maior. 

 No último dia 26 de março de 2018 foi Publicado no DOU o parecer positivo da CONITEC para incorporação do VNS (Estimulador de Nervo Vago) no SUS para pacientes com (DRE (epilepsia resistente aos medicamentos) até 19 anos de idade e o processo de consulta pública de 20 dias, contados a partir de 27 de março de 2018, para contribuições.

A terapia de eletroestimulação do nervo vago (terapia VNS) consiste em um pequeno dispositivo do tipo marca-passo, chamado gerador (do tamanho de um relógio de pulso pequeno e pesando até 25 gramas) implantado no tórax do paciente e conectado a um fio elétrico fino, chamado eletrodo, que fornece estimulação moderada ao nervo vago esquerdo no pescoço. O eletrodo fica sob a pele e transmite sinais de pulso médios de forma intermitente ao nervo vago, o que então ativa diversas áreas do cérebro associadas a crises.

Por meio da estimulação sob demanda é possível parar ou diminuir a gravidade das crises epilépticas e melhorar o período pós-crise. A estimulação magnética sob demanda é um benefício único da terapia de eletroestimulação do nervo vago que oferece mais controle aos pacientes e suas famílias.

O gerador de pulso para a terapia de eletroestimulação do nervo vago é indicado para o uso como uma terapia adjuvante na redução das crises epilépticas em pacientes cuja doença é dominada por crises parciais (com ou sem generalização secundária) ou convulsões generalizadas que são refratárias aos medicamentos antiepilépticos

 

Fonte: Relatório Técnico Completo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC

 

 

Sabemos que a nossa voz tem expressão e é muito importante para as pessoas com epilepsia terem opções de tratamento, pois é uma doença que atinge aproximadamente 2% de toda a população no Brasil e cerca de 30% dessas pessoas ainda sofrem com a falta de controle das suas crises.

 

Agora podemos fazer mais respondendo um novo formulário da CONITEC a respeito da terapia. Trata-se de uma consulta pública para adesão de uma terapia ao SUS para epilepsia. Depois de abrir o link abaixo, selecione a opção “Experiência ou Opinião” e em menos de 2 minutos você fará a sua parte assim como fez na pesquisa anterior e tivemos um resultado expressivo e positivo.

 

www.conitec.gov.br/consultas-públicas

 

Consulta número 16 de 27/03 a 16/04.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linnkedin
Comparrtilhe no Pinterest
Compartilhe no Google+
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

© 2020 Viva com Epilepsia

• Eduardo Caminada Junior •

  • White Instagram Icon
logo injoy
  • White YouTube Icon